De hoje (26) até domingo (29) acontece a 6ª edição da Pedra que Brilha – Mostra de Cinema de Itabira. As atividades começam às 18h30, na Sede da Associação do Quilombo Morro Santo Antônio, com a exibição de curtas-metragens produzidos por integrantes do Quilombo nas oficinas da Mostra, além de curtas selecionados pela curadoria da Pedra Que Brilha. Até domingo serão exibidos mais de 30 filmes e documentários, em quatro locais: o Quilombo Morro Santo Antônio, a Serra dos Alves, o Espaço Cinemax e o Centro Cultural Fazenda do Pontal.
A primeira Pedra Que Brilha foi realizada em novembro de 2006 e a quinta edição aconteceu em dezembro de 2012. Agora, a Mostra de Itabira busca retornar suas atividades percorrendo diversos espaços, revisitando produções audiovisuais e conectando artistas e público.
Cleber Camargo, organizador da Mostra, descreveu sobre o entusiasmo em poder retomar com o projeto. ‘‘Após 11 anos, realizamos uma nova edição da Pedra Que Brilha – Mostra de Cinema de Itabira, com a vontade de quem faz alguma coisa pela primeira vez. Voltamos com aquele entusiasmo misturado ao frio na barriga, mas com a certeza que precisamos conectar nossas raízes com as antenas atuais’’, comenta.
No total, a curadoria da Mostra selecionou mais de trinta filmes e documentários, quatro apresentações musicais de artistas itabiranos, além de uma exposição e três rodas de debates. Toda essa programação foi idealizada de maneira descentralizada, levando à Mostra para o Quilombo Morro Santo Antônio, a Serra dos Alves, o Espaço Cinemax e Centro Cultural Fazenda do Pontal.
‘‘É um passeio por vários legados e conexões itabiranas. É uma esperança e uma expectativa de ares múltiplos e especiais na cultura, na história e no que pode vir de cada atividade da Mostra de Cinema de Itabira. É assim que voltamos: pra somar com quem quiser e pra multiplicar com quem puder.’’