PEÇA SUA MUSICA

PREFEITURA E UNIFEI ASSINAM PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA ACELERAR O DESENVOLVIMENTO DO CAMPUS ITABIRA

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e o reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Marcel Fernando da Costa Parentoni, assinaram nesta terça-feira (21) um Protocolo de Intenções para o desenvolvimento do campus Itabira. Após a assinatura do documento, os representantes promoveram uma vistoria às obras dos prédios 4, 5 e 6 – que estão em construção desde 2020 – junto da secretária municipal de Obras, Marinésia Dias da Costa Makatsuru, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Pontes Guerra, o professor Fabrício Vieira de Andrade, e o secretário-executivo do Itabira Sustentável, José Maciel Paiva.

O documento foi assinado durante a primeira visita do novo reitor da Unifei ao campus Itabira. Com o protocolo assinado, as partes estabeleceram o compromisso de, a curto prazo, desenvolver esforços para envolver o Ministério de Educação (MEC), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Governo de Minas Gerais nas discussões sobre o desenvolvimento da Unifei Itabira. Além disso, a instituição de ensino e a prefeitura querem definir estratégias de ocupação para os novos prédios em construção.

A intenção é de que as estruturas sejam destinadas para atividades com ênfase na pós-graduação, pesquisa e inovação da Universidade, direcionando os estudos para as vocações econômicas da região do Médio Piracicaba – bem como o avanço da expansão das atividades de graduação da Unifei.

O Protocolo de Intenções também busca apresentar ao MCTI um projeto de criação de um centro da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) na Unifei Itabira. A intenção é de que a unidade de pesquisa seja focada em tecnologias voltadas à transformação de rejeitos da mineração para a produção limpa de energia e remediação ambiental.

Por fim, Prefeitura de Itabira e Unifei querem elaborar um estudo de viabilidade para a criação de moradias estudantis no município, além de revisar as metas e a gestão dos convênios já estabelecidos entre as partes.

Boas expectativas

Os três novos prédios de aprendizagem somam, aproximadamente, 30 mil m² e oferecerão espaços de convivência, lanchonetes, anfiteatro, além de laboratórios, salas de aula, reuniões e de professores. Implantada há 16 anos, atualmente, a Unifei Itabira possui cerca de 1600 alunos matriculados em 10 cursos de graduação, além de outros 70 estudantes inscritos em cinco programas de pós-graduação.

“O Protocolo versa sobre a questão das obras físicas do campus da Unifei, mas também, principalmente sobre os cursos. A Unifei hoje tem 10 cursos, são cerca 1.600 estudantes, mais 70 alunos da pós-graduação. Nós precisamos entender melhor a ampliação dos cursos, mas voltado a um planejamento, a uma estratégia de aplicação disso para o nosso território”, disse Marco Antônio Lage.

“A minha expectativa é muito alta e estou muito feliz, muito satisfeito de estar levando esse protocolo de intenções assinado, que vai nos permitir tramitar diversas parcerias em prol do desenvolvimento e da melhor consolidação da Unifei aqui em Itabira como campus, em termos de aumento de quantitativo de alunos e outras atividades acadêmicas que a Universidade também precisa atuar em mais profundidade”, celebrou Marcel Fernando da Costa Parentoni, que esteve fazendo sua primeira visita ao campus Itabira como reitor da instituição. Marcel foi eleito no fim de 2024.

Fotos: Ascom PMI

Banner-Basis-Tech