PEÇA SUA MUSICA

FUNCESI REALIZA SEMINÁRIO PARA CONSCIENTIZAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

O evento tem parceria com o Ciscel e o apoio da Associação das Mães, Pais e Amigos dos Autistas de Itabira (AMA), além de ser organizado pelo Instituto Social Actus.

No dia 3 de abril, o auditório do Centro Universitário Funcesi estará de portas abertas à comunidade para o “I Seminário Funcesi Azul – Autismo: Entender Para Acolher”, evento que promete ser referência na conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e tudo que envolve o tema.

Organizada pelo Instituto Social Actus, a iniciativa será realizada pela instituição de ensino itabirana e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel). Também apoiarão o seminário a Associação das Mães, Pais e Amigos dos Autistas de Itabira (AMA), a Prefeitura de Itabira, a Câmara de Itabira e o portal DeFatoOnline. Você pode garantir sua participação clicando aqui.

Durante todo o dia, das 7h15 às 21h30, serão promovidas rodas de conversa, palestras, oficinas interativas, paineis temáticos, atividades de entretenimento e workshop com diferentes abordagens sobre o assunto.

Diversa, a programação tem por objetivo sensibilizar a sociedade acadêmica, os profissionais da saúde e a comunidade em geral sobre os desafios e potencialidades das pessoas autistas, desmistificando conceitos equivocados e promovendo práticas globais. Você confere a relação de todas as atividades do evento logo abaixo.

Convite prontamente aceito

Maurício Mendes, presidente da Funcesi e psicólogo de formação, ressaltou o orgulho da instituição em protagonizar o seminário. Para ele, essa também será uma oportunidade de mostrar aos participantes as medidas de inclusão adotadas pelo centro universitário junto ao público TEA.

“Nós, da Funcesi, não poderíamos estar de fora desse seminário tão importante. Estarei presente não só como psicólogo, mas, sobretudo, como presidente, destacando todas as ações voltadas aos nossos colaboradores e, principalmente, aos nossos alunos. A Funcesi, além de se dedicar à formação técnica dos seus estudantes, também possui uma grande preocupação com o desenvolvimento humano. Sabemos que algumas pessoas precisam de um cuidado especial, com muito respeito e dignidade. Portanto, temos uma equipe completa e multidisciplinar de psicólogos, psicopedagogos e neuropedagogos para dar suporte à nossa comunidade acadêmica”.

De acordo com Maurício, o convite para a realização da iniciativa foi rapidamente aceito, tamanha a importância do tema.

“Quando o AMA nos procurou para propor essa iniciativa, prontamente acatamos. Até porque vai de encontro com o planejamento da Funcesi. Agora estamos trabalhando para termos um excelente evento, com abordagens que sensibilizem o poder público a continuar com um olhar cuidadoso com esse público”.

NAAP

Entre as ações desenvolvidas pelo Centro Universitário Funcesi e citadas por seu presidente, está o Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP). No setor, pessoas com TEA e outras necessidades, como TDAH, baixa visão e dislexia, são acolhidas de forma específica, para que não tenham o aprendizado comprometido.

O NAAP funciona todos os dias, das 7h às 21h. Cada discente tem direito a cinco atendimentos de 50 minutos sobre uma demanda específica, com a possibilidade de retorno caso sinta uma necessidade diferente da anterior. Em Itabira, a Funcesi foi uma das pioneiras na adesão ao núcleo, inexistente em inúmeras instituições de ensino do país.

Nova realidade

Professora e coordenadora do curso de Psicologia da Funcesi, além de uma das palestrantes do seminário, Priscila Penna afirma que a comunidade autista ainda é vítima de determinados estigmas. No entanto, a docente observa algumas melhoras neste cenário.

“Sim, o tema ainda é cercado de preconceitos, embora os avanços quanto ao tratamento e diagnóstico observados nos últimos anos sejam significativos. A conscientização sobre o autismo continua a crescer, e os direitos da pessoa autista estão cada vez mais protegidos por legislações e políticas inclusivas. Destaco a Lei nº 12.764/2012, que assegura diagnóstico precoce; atendimento multiprofissional; prioridade no atendimento; educação inclusiva e informação e orientação”, afirma.

Para ela, a participação da Funcesi no evento é essencial no apoio à causa. “É nosso dever enquanto instituição de ensino participar ativamente deste movimento de levar informação especializada de qualidade e fomentar diálogos que fortaleçam essa rede de conhecimento, de acesso e garantia de direitos para as pessoas com autismo. Por isso, esse evento vem para cumprir esses objetivos”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO:

– 7h15 às 8h:

  • Coffee Break e Credenciamento

–  8h:

  • Abertura Oficial

– 9h às 10h30:

RODA DE CONVERSA (Painel):

  • “Inclusão: Autismo e Ações Sociais para uma Sociedade Mais Acolhedora”

Mediadora: Dr. Amanda Teixeira

 – 10h45 às 11h15:

PALAVRA ABERTA:

  • Autismo: medicações e suas comorbidades – Dr. Glauber Oliveira (Médico Neurologista e professor universitário na Funcesi)

– 11h30 às 14h:

  • INTERVALO PARA ALMOÇO

– 14h às 16h:

WORKSHOP E OFICINAS:

  • Direito à Educação e à Saúde – Legislação sobre Autismo – Dra. Amanda Teixeira (Advogada, especialista em Direito Autista e presidente da AMA)
  • Rastreio e triagem para pais e profissionais – Cleusa Aparecida Reis (Neuropsicóloga)
  • Manejo em momentos de crise: orientações para pais e professores – Dra. Priscila Penna (Psicóloga, professora e coordenadora do curso de Psicologia da Funcesi)
  • Autismo: Estratégias para Desenvolver a Linguagem e a Interação Social – Dra. Elisangela Brandão (Fonoaudióloga)
  • Oficina Sensorial – Psicomotricidade – Alexsandra Teixeira (Psicomotricista)
  • Musicoterapia – Samuel Alexandre (Musicoterapeuta)

16h às 19h:

  • INTERVALO

19h30 às 21h30:

RODA DE CONVERSA (Painel)

  • “Autismo e a Equipe Multidisciplinar” – Mediador: Dra. Priscila Penna (Psicóloga e Coordenadora do curso de Psicologia)

21h às 21h30:

PALAVRA ABERTA:

  • “Autismo e Sexualidade” – Dra. Alexsandra Teixeira (Psicomotricista e psicanalista)

21h30:

  • ENCERRAMENTO

Banner-Basis-Tech