PEÇA SUA MUSICA

João Monlevade está entre cidades alvo de operação contra fraude no INSS

João Monlevade está entre os municípios mineiros alvos da Operação Leste do Espinhaço, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (25). A ação investiga uma associação criminosa suspeita de fraudar benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com prejuízo estimado em mais de R$ 86 milhões.

A operação cumpre 91 medidas determinadas pela Justiça Federal, sendo 25 mandados de prisão preventiva, 33 de busca e apreensão e 33 medidas de bloqueio de bens e outras restrições patrimoniais. As ações ocorrem em nove municípios de Minas Gerais e em São Gabriel da Palha, no Espírito Santo.

Além de João Monlevade, estão entre as cidades mineiras atingidas Ipatinga, Timóteo, Ipaba, Belo Oriente, Matozinhos, Ribeirão das Neves, Engenheiro Caldas e São João do Manteninha.

Como funcionava o esquema

Segundo a investigação, os suspeitos criavam pessoas fictícias e utilizavam documentos falsificados para solicitar benefícios previdenciários. Entre os documentos adulterados estavam certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência.

A Polícia Federal identificou 457 benefícios com indícios de fraude. Desse total, 240 ainda estavam ativos quando a investigação avançou. A maior parte dos benefícios envolvidos era destinada a idosos de baixa renda.

Os investigados poderão responder por crimes como estelionato qualificado e associação criminosa. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e dimensionar a participação de cada integrante no esquema.

Fonte: A Notícia Regional / Polícia Federal.

Banner-Basis-Tech