Unicef estima que 20 milhões de crianças sofreram abuso sexual online em apenas um ano
Cerca de 20 milhões de crianças e adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos, sofreram pelo menos uma forma de exploração ou abuso sexual facilitado pela tecnologia em apenas um ano, segundo estimativa divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O levantamento, realizado em 21 países, aponta que quase uma em cada cinco crianças e adolescentes usuários da internet foi vítima desse tipo de violência. A pesquisa foi baseada em dados coletados entre 2020 e 2025 com aproximadamente 21 mil crianças e adolescentes.
Entre as situações identificadas estão a exposição a conteúdo sexual não solicitado, a pressão para participar de conversas de caráter sexual ou compartilhar imagens íntimas e a divulgação de imagens sexuais sem consentimento.
Segundo os dados divulgados pelo Unicef, aproximadamente 15 milhões de crianças foram expostas a conteúdo sexual indesejado, 9 milhões foram pressionadas a participar de conversas sexuais ou a compartilhar imagens e cerca de 4 milhões tiveram imagens de conteúdo sexual divulgadas sem consentimento.
As redes sociais concentram a maior parte dos casos relatados, respondendo por quase 60% das ocorrências. Jogos online também aparecem entre os ambientes digitais onde esse tipo de violência acontece.
Brasil também aparece no levantamento
O Brasil está entre os países analisados pela pesquisa. Dados divulgados pelo Unicef anteriormente apontam que, no país, uma em cada cinco crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, o equivalente a cerca de 3 milhões de pessoas, sofreu exploração ou abuso sexual facilitado pela tecnologia em apenas um ano.
O Unicef alerta para a necessidade de ampliar os mecanismos de prevenção, denúncia e proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, além de reforçar a responsabilidade das plataformas e o apoio às vítimas.
Fonte: Hoje em Dia

