Festival de Hip-Hop Conexão Urbana acontece neste fim de semana em Itabira; confira a programação
Acontece neste final de semana a 4ª Edição do Conexão Urbana, que compõe a programação do Festival de Hip-Hop de Itabira. O evento será realizado pela Festim, empresa de Produção Cultural, de sexta (23) a domingo (25), em três pontos da cidade, unindo e celebrando os quatro elementos da cultura hip-hop: o MC, o DJ, o grafite e o breakdance.
Na sexta (23), as atividades serão realizadas a partir das 19h, em frente à Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, com discotecagem do DJ Márcio, edição da Batalha da Fênix, grafite ao vivo do Confuso e apresentação do Grupo Art&Move.
Já no sábado (24), o evento vai até o bairro Pedreira, começando às 14h. Novamente, o DJ Márcio fica por conta da ambientação sonora e Confuso na realização dos grafites. Também haverá atividades sociais e workshop com Karen Daynide.
Por fim, no domingo (25), o Festival acontece no Largo do Batistinha, a partir das 15h. DJ Márcio e Confuso abrem o evento. Logo após, haverá mic aberto para quem se interessar em participar da festa. Edições especiais da Batalha da Fênix e da Batalha de Dança premiarão os vencedores com R$300,00 (cada). Também compõem a programação as apresentações de: MC Dion, Grupo Art&Move, C2 Connection Crew Keiron/Douglas, Lil Fail e Teffy Angel.
“Convidamos a todos para virem conhecer essa cultura linda que muda a vida de muita gente no mundo inteiro. A cena da cidade está cada vez maior e todo mundo precisa conhecer o movimento que atua aqui”, diz Thayane Letro, que faz parte da Festim.
Festim
O Conexão Urbana foi o primeiro evento realizado pela Festim, em 2022. Atualmente, a produtora realiza a Batalha da Fênix, uma roda de rima que acontece a cada duas semanas, produzida sem nenhum incentivo financeiro. Até o momento, já foram mais de 30 edições, feiRemover termo: Festival de Hip-Hop Conexão Urbana acontece neste fim de semana em Itabira; confira a programação Festival de Hip-Hoptas de maneira voluntária pelos participantes. O Slam da Fênix, que acontece nas praças públicas da cidade, também é feito pela Festim.
“O Festim, em 25 de Julho de 2023, participou de frente na sanção da lei que aprovou o Hip-Hop como patrimônio Imaterial. Essa lei assegura a proteção e a preservação das manifestações culturais do Hip-Hop, que são muitas. Após essa aprovação, o Hip-Hop se tornou reconhecido (ressignificado em nossa cidade) e protegido por direitos que essa lei propõe.”