PEÇA SUA MUSICA

Escola do Legislativo aborda assunto do abuso e exploração de crianças e adolescentes

Escola do Legislativo da Câmara de Itabira apresentou nesta quinta-feira (23), na Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, a palestra referente ao mês Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes. A data foi celebrada em 18 de maio.

O projeto teve como tema “A Violência Sexual” com a participação de jovens na escola, com dinâmicas de perguntas para adquirir conhecimento. O programa aborda assuntos diferentes com a ação de preparar o aluno, além de promover a educação para crianças e adolescentes.

Foto: Divulgação

Pâmela Furtado, assistente social com especialidade em sexualidade, revelou os limites corporais com o consentimento das crianças e dos adolescentes para alertá-los. “Trazer mitos e verdades para roda de conversa e saber principalmente onde buscar ajuda. Ensinar um adulto de referência, falando dos serviços de atendimento que o município disponibiliza. O abuso e a exploração sexual são graves violações dos direitos humanos, que afetam milhares de adolescentes ao redor do mundo. A forma de contato, comportamento sexual forçado coercitivo, enquanto exploração sexual que envolve o uso de uma pessoa para obter lucro ou vantagem através de atos sexuais”.

Os dados levantados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do ano de 2023, de violência contra crianças e adolescentes, mostram que 22.527 foram vítimas de maus tratos. Sendo que, 60% das idades, estão entre 0 a 9 anos. O abandono de incapaz apresenta um crescimento de 14%, já a porcentagem de maus-tratos permanece em 13,8%. E, por último, a exploração sexual-infantil é a agressão mais alta com 16,8%.

Ilustração: Anuário Brasileiro de Segurança Pública – 2023

A diretora do projeto, Ana Torres, citou a importância da Câmara ter o projeto Escola do Legislativo para levar a educação ao cidadão. “Através da escola foi criado o “Ativar Cidadania”, que contempla uma escola mensalmente para tratar um tema. O Maio Laranja tem relação com a história da menina Araceli, conforme foi falado. Nós resolvemos levar na Escola Estadual Antônio Linhares Guerra para conscientizar os adolescentes e crianças. Então, é um tema de extrema importância pra gente ter essa abordagem nas escolas porque é um assunto que muitas vezes não é discutido dentro de casa e nem na própria escola. Além disso, ficarem atentos aos sinais de amigos, pessoas conhecidas ou vizinhos que possam ter o intuito de querer explorar”.

Galeria de Fotos

Banner-Basis-Tech