Projeto Meninar promove ação de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes em Itabira
Na manhã do último sábado (25), crianças e adolescentes do Projeto Meninar realizaram uma apresentação temática de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Itabira. A ação foi realizada na avenida João Pinheiro e chamou a atenção de quem passava pelo local.
Todos os anos, cerca de 500 mil crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil, o que coloca o país na segunda posição no ranking de países com maior número de ocorrências de abusos e exploração sexual infantil, segundo dados do Instituto Liberta.
“É um assunto delicado, importante e que deve ser colocado em pauta. Os abusos existem e muitas das vezes, ocorrem dentro da própria casa. Nem sempre a criança tem conhecimento do que está acontecendo. Isso tem de ser conversado”, disse Marta Mousinho, representante do Projeto Meninar, afirmando também que essa é uma luta de todas as esferas da sociedade.
Projeto Meninar
O “Projeto Meninar” começou como uma iniciativa de incentivo à leitura, há quase 15 anos atrás, na comunidade da Vila Paciência. Em 2008, foi fundada a Organização não Governamental (ONG) Ameviver, que é a responsável pela iniciativa.
De lá para cá, dezenas de crianças em contraturno escolar recebem aulas de reforço escolar, práticas de atividade, artes manuais e esportes, com apoio de uma equipe multidisciplinar. Atualmente, 30 crianças são assistidas pela iniciativa. O projeto também é viabilizado pelo Fundo Municipal da Infância e Adolescência, pelo Termo de Fomento 101/2022.