Mapa Festival 2024 abre inscrições para artistas itabiranos integrarem a programação cultural
Em 2024, Itabira recebe a 2ª edição do MAPA – Mostra de Arte Pública, que acontecerá entre os dias 9 e 13 de outubro. Os artistas visuais da cidade poderão se inscrever na Convocatória Artística do evento para produzirem um mural de 20 m², em local a ser definido, na cidade de Itabira.
O objetivo da iniciativa é fomentar as artes públicas na cidade e criar uma grande galeria a céu aberto, promovendo um intercâmbio entre artistas convidados, nacionais e internacionais e o artista itabirano selecionado por meio da convocatória. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de setembro, por meio do formulário disponível no site mapafestival.com.br — onde também é possível consultar o edital de seleção.
Podem se inscrever artistas residentes em Itabira, com 18 anos ou mais, brasileiros ou naturalizados brasileiros. Com o intuito de oferecer oportunidades a novos artistas, será vetada a participação dos artistas locais que foram selecionados na Convocatória Artística do Mapa Itabira de 2023, e que integraram a programação da 1ª edição do evento na cidade.
Os interessados devem inscrever uma proposta artística para a intervenção e o valor de cachê previsto é de R$ 3 mil reais.
A obra terá todo o apoio de produção da equipe do festival, incluindo a disponibilização de materiais para pintura (pincéis, rolinhos, extensores, caçambas e bandejas) e tintas (acrílicas e/ou spray).
Entre os critérios avaliados pela curadoria do evento, estão a singularidade plástica e gráfica dos trabalhos apresentados na inscrição e experiência artística dos candidatos.
Mapa Itabira 2024
Itabira receberá pela segunda vez o MAPA – Mostra de Arte Pública, entre os dias 9 e 13 de outubro, com o tema “Sou do Mundo, sou Minas Gerais”. A iniciativa traz exposições de obras de arte urbana de artistas internacionais, mineiros e de outras regiões do País, com instalações artísticas, pinturas em empenas e muros, e oficinas de artes visuais contemporâneas.
O MAPA ocupou as ruas e muros de Itabira pela primeira vez em 2023. O resultado foi um circuito de arte urbana da cidade com sete novos murais e duas instalações públicas (sendo uma temporária e uma permanente). A programação incluiu obras de artistas consagrados no cenário nacional e internacional, como Kobra, Raquel Bolinho, Zéh Palito, Mag Magrela, Bracher, Millo, além de artistas da cidade selecionados por meio de convocatória.
Créditos:
Texto: Gustavo Linhares – DeFato Online
Foto: Reprodução/Instagram/@mapa.festival