Após cirurgia para retirada de tumor, Carlos Viana apresenta boa evolução e tem alta da UTI
O senador Carlos Viana (Podemos) teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após retirada de um tumor cancerígeno no estômago na manhã desse sábado (6/12). A alta ao parlamentar foi concedida na manhã deste domingo (7/12) no Hospital Orizonti, onde realizou o procedimento cirúrgico.
Em nota disponibilizada no começo da tarde deste domingo, o hospital reafirmou que a intervenção transcorreu conforme o planejado, sem intercorrências, e o parlamentar foi encaminhado para o período de recuperação pós-operatória na unidade intensiva, acompanhado pela equipe assistencial. “No início da manhã deste domingo, o senador foi transferido para o quarto, onde foi recebido pelo médico hospitalista de plantão, Dr. Gustavo Couto”, informou a unidade hospitalar.
Conforme a atualização médica, o quadro clínico de Viana é estável. Ele teve a sonda retirada, iniciou dieta líquida e já caminha pela unidade hospitalar. A equipe médica considerou que Carlos Viana apresenta “boa evolução nas primeiras horas após a cirurgia”.
Ainda nesse sábado, após a cirurgia, a equipe médica que acompanha o senador informou que ele não deve ser submetido a radioterapia nem quimioterapia. Viana descobriu o câncer de estômago em março deste ano. “Definitivamente não precisa. O máximo que ele pode precisar é de um tratamento (com medicação) oral. Vamos aguardar os resultados dos exames e a avaliação imuno-histoquímica da lesão que foi retirada”, destacou o doutor Roberto Fonseca, oncologista do hospital Orizonti.
Cirurgia
O político mineiro está à frente da presidência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar fraudes no INSS e precisará de aproximadamente 45 dias de descanso das atividades para recuperação.
O procedimento iniciado por volta das 7 horas no Hospital Orizonti, em Belo Horizonte, foi concluído às 10h15. O parlamentar foi encaminhado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas está consciente, estável e fora de risco. Nesse domingo, ele já foi transferido para o quarto. O tumor teria sido retirado completamente antes que gerasse aderências e complicações, informou um interlocutor próximo ao Viana.
“Os médicos me recomendaram realizar a cirurgia há aproximadamente 90 dias”, afirmou. “Tomei a decisão de concluir os trabalhos deste ano antes de entrar no centro cirúrgico. Fiz isso amparado por um acompanhamento médico rigoroso e, principalmente, pela minha fé”, acrescentou.
Pré-candidato à reeleição, Carlos Viana recebeu o diagnóstico quando, durante exames de rotina, médicos identificaram um tumor na parte externa do estômago — trata-se de um Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST). Ele chegou a ser internado em 16 de março no DF Star, em Brasília, e permaneceu hospitalizado até 22 de março. A alta veio no dia do aniversário de 62 anos dele.
Nos últimos meses, Viana se submeteu a uma quimioterapia oral, e a retirada cirúrgica do tumor é parte do tratamento indicado para ele. “Desde então, venho fazendo quimioterapia oral, e graças a Deus o tratamento tem funcionado muito bem. O tumor foi sendo controlado ao longo desses meses e chegou ao ponto em que resta apenas a parte que precisa ser retirada cirurgicamente para encerrar definitivamente essa fase”, esclareceu.

