PEÇA SUA MUSICA

Atlético repete 1977 e termina competição invicto, mas sem título

A noite desta terça-feira (28) teve um gosto amargo para os atleticanos. No Mineirão, o Galo empatou com o Palmeiras por 1 a 1 e foi eliminado na Copa Libertadores da América, por conta do critério dos gols fora de casa – a primeira partida havia terminado em 0 a 0. Apesar da desclassificação, muitos torcedores aplaudiram o time ao fim do jogo, naquele que pode ter sido um sinal de reconhecimento à atuação do Atlético e à campanha na competição. Isso porque o Atlético caiu invicto nas semifinais.

Foram sete vitórias, quatro empates e nenhuma derrota na principal competição da América do Sul. Mas a queda, de forma invicta, não chega a ser uma novidade na história atleticana. Em 1977, Paulo Isidoro, Reinaldo, Ziza e outros jogadores que marcaram época com a camisa alvinegra foram vice-campeões do Campeonato Brasileiro, sendo superados pelo São Paulo na final. Foi a primeira chance do bicampeonato brasileiro desperdiçada.

À época, o Brasileirão era disputado de forma diferente. 62 times foram divididos em seis grupos, e o Atlético-MG terminou o Grupo F – que contava, inclusive, com o Cruzeiro –  na liderança, com oito vitórias e um empate. A segunda fase também foi disputada em formato de fase de grupos, e novamente o Galo foi soberano entre seus adversários, acumulando quatro vitórias em quatro jogos.

Já a terceira fase definiria os confrontos de semifinais. Nela, os primeiros colocados dos quatro grupos chegavam às semis. O Galo se classificou no Grupo T, que contava, por exemplo, com Botafogo, Cruzeiro e Bahia, e depois eliminou o Londrina nas semifinais. O adversário na finalíssima foi o São Paulo, que havia eliminado o Operário na fase anterior.

Disputada em jogo único, a decisão terminou em um empate por 0 a 0, mas o Tricolor Paulista levou a melhor nos pênaltis, batendo os atleticanos por 3 a 2. Dessa forma, o Atlético precisou se contentar com o vice-campeonato em uma disputa na qual não deu chances à maioria dos seus adversários. 44 anos depois, a queda viria um pouco antes, nas semis, e também em outro torneio. Mas a frustação é a mesma.

Banner-Basis-Tech