Carnaval de Belo Horizonte: Prefeitura realiza pesquisa para identificar perfil do folião
- 19 de janeiro de 2023
Reprodução/Elcio Paraíso/Acervo Belotur
Está chegando a hora da folia! E para conhecer o perfil e os hábitos do folião que pretende curtir o Carnaval de Belo Horizonte em 2023, a Belotur divulgou, nesta quarta-feira (18), o questionário de uma pesquisa em parceria com a Fecomércio-MG. O levantamento tem o intuito de identificar as expectativas do público sobre a festa, além de traçar um perfil do folião que deve visitar ou permanecer na capital, identificando produtos, serviços e estabelecimentos com mais potencial de procura por turistas e moradores da cidade.
A pesquisa, que pode ser acessada neste link, ficará aberta até 28 de janeiro. O levantamento traz questões relacionadas às intenções de consumo dos foliões durante o Carnaval de Belo Horizonte. Entre os temas abordados estão: os locais de consumo de bebidas, alimentos e adereços carnavalescos e preferência de produtos; a previsão de gastos no período da folia e o método de pagamento; o meio que os foliões se informam a respeito do Carnaval de Belo Horizonte e se pretendem curtir a festa em blocos de rua, em desfiles de escolas de samba e blocos caricatos ou em eventos privados, entre outras perguntas.
“Para estruturarmos uma festa cada vez melhor e com uma participação maior do folião, é importante levarmos em consideração os hábitos do público consumidor do Carnaval de Belo Horizonte, além de estarmos sempre atentos às tendências. Convidamos os moradores e os turistas, que pretendem curtir a folia na nossa cidade, a participarem da construção dessa festa alegre, descentralizada, plural e diversa”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. “Acreditamos no fortalecimento do Comércio e do Turismo em Belo Horizonte com a realização do Carnaval”, completa Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac.
É tempo de Carnaval
A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade.
Além dos famosos Blocos de Rua, a festa da capital conta ainda com palco, desfiles de Escolas de Samba e Blocos Caricatos, abertura oficial com o Kandandu (encontro de blocos afro) e eleição da Corte Momesca. Na última edição, realizada em 2020, o festejo teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões comparecem ao Carnaval de Belo Horizonte, depois de 2 anos sem que fosse realizado, por conta da pandemia de Covid-19.