Desenvolve Itabira alcança top 3 no maior prêmio de inovação da América Latina
Realizado em Itabira desde 2023, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal – por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) – e o projeto Desenvolve, o “Desenvolve Itabira” foi top 3 no “Smart City Expo Curitiba”, principal premiação da área de inovação da América Latina.
O reconhecimento ocorreu na semana passada, em um evento que contou com mais de 16 mil pessoas, representando 580 cidades das cinco regiões do Brasil. Também foram representados mais de 50 países de todos os continentes. O Smart City Expo Curitiba 2024 contou, ainda, com 180 palestrantes e 90 empresas, além de estimar ter gerado um potencial de negócios de mais de R$350 milhões.
Bem sucedido até aqui, o Desenvolve Itabira oferece de forma gratuita o curso profissionalizante em Tecnologia da Informação (TI) com 500 vagas para futuros programadores. Os participantes recebem, gratuitamente, notebooks com acesso a internet 4G e outros benefícios, como aulas de inglês.
Resultado esperado
Coordenador de expansão do Desenvolve Itabira, Ed Nelson afirma que já projetava o sucesso do projeto, devido à sua proposta. Para ele, trata-se da “maior iniciativa pública para a formação de desenvolvedores” do país.
“O Projeto Desenvolve Itabira, é a maior iniciativa pública para a formação de Desenvolvedores do Brasil. Quando inscrevemos o projeto na competição sabíamos que iríamos chamar a atenção dos organizadores, pela grandiosidade da iniciativa. Estamos diretamente transformando a vida de 500 famílias, que por sua vez, irão transformar a comunidade como um todo, gerando uma nova alternativa de matriz econômica para a cidade. Em alguns anos, além do minério, iremos exportar conhecimento e tecnologia”, relata.
Segundo o coordenador de expansão, o reconhecimento é parte de uma nova realidade a ser apresentada aos itabiranos. “Ser reconhecido com top 3 dentre 317 projetos inscritos, em um ambiente onde estiveram presentes mais de 16.000 pessoas, de 50 países diferentes, e de 580 cidades brasileiras, é algo que sem dúvida nenhuma nos envaidece muito. Daí o nosso profundo agradecimento ao prefeito Marco Antônio Lage, ao secretário de Desenvolvimento Vinícius Oliveira, à Gina do Sebrae, à Cássia da Acita, ao vereador Juber Madeira, ao Breno da Clube Petro, ao Thiago da DeFato, à Giselle e ao Gilberto da Unifei, e a tantos outros apoiadores incondicionais do projeto. Esse foi apenas o primeiro passo para mostrar ao mundo uma Itabira sustentável e profundamente envolvida nos processos de modernização de nossa cidade”, completa.
Por fim, Ed Nelson ressalta que a premiação é um grande incentivo ao Desenvolve Itabira, inclusive com a promessa de futuras novidades.
“Nos próximos dias será publicado um edital onde os alunos do Desenvolve Itabira irão desenvolver, de forma gratuita, até 500 sites e aplicativos para pequenos e microempreendedores de nossa cidade. Com essa iniciativa, iremos impulsionar os negócios desses empreendedores, colocando-os definitivamente no mundo digital. É Itabira incentivando e valorizando a economia local, e o Desenvolve é, sem dúvida nenhuma, o grande catalisador dessa transformação digital pela qual a cidade vem passando”, finaliza.