PEÇA SUA MUSICA

Em um mês, hospital temporário para dengue em BH teve média de 123 atendimentos por dia

Em funcionamento desde o dia 7 de março, o hospital temporário para tratamento de casos de dengue, na regional Oeste de Belo Horizonte, já realizou 3.711 atendimentos e 455 internações. Em um mês de funcionamento, a média é de 123,7 atendimentos por dia.

Como parte das ações do Plano de Enfrentamento às Arboviroses, o hospital foi aberto para ampliar a assistência à população com sintomas de dengue, zika e chikungunya. A unidade funciona 24 horas por dia na Rua Santa Cruz, 137 – Alto Barroca.

São cinco consultórios e 40 leitos, além de cerca de 180 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de farmácia e auxiliares administrativos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, em um momento de pressão assistencial diante de uma epidemia, o hospital temporário tem absorvido parte da demanda de pessoas com sintomas de arboviroses.

“Não podemos esquecer que, além da dengue, temos as outras doenças e a população precisa receber a mesma assistência de qualidade e de forma oportuna. Criar espaços específicos para o atendimento dos sintomáticos de dengue, zika e chikungunya aliviou a busca por cuidados médicos de pessoas com sintomas de arboviroses em nossas unidades de urgência. Essa estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, de ampliar o acesso ao atendimento, tem apresentado bons resultados”, ressaltou Danilo Borges.

A assistência no hospital temporário não precisa de agendamento. O local tem capacidade para realizar 200 atendimentos por dia e, além de lá, está mantido o funcionamento de outros dois hospitais, nas regionais Norte e Venda Nova. O endereço dessas unidades, que também funcionam 24 horas por dia, pode ser verificado no portal da Prefeitura.

Reprodução / (Foto: Rodrigo Clemente/PBH)

Banner-Basis-Tech