Festival busca encontrar as cantoras e “cantautoras” de Itabira
- 10 de dezembro de 2021
Onde estão as cantautoras e cantoras de Itabira? Esta é a primeira pergunta a buscar respostas, com a realização do primeiro FICCA – Festival Itabirano de Cantautoras e Cantoras. O festival será realizado nos dias 22 e 23 de dezembro, de forma virtual, com o objetivo de incentivar e promover as artistas, compositoras e intérpretes da cidade de Itabira que escrevem, criam, recriam e transformam por meio da música.
Premiado em edital promovido pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, via Lei Aldir Blanc, o FICCA terá como foco encontrar e impulsionar mulheres de Itabira que criam, sejam elas cantoras – artistas intérpretes que dão alma e identidade às canções com seu canto – ou cantautoras – artistas compositoras que apresentam seu olhar do mundo e constroem narrativas e realidades sonoras através de suas canções.
Cada artista selecionada apresentará um single dentro da programação do festival. As apresentações artísticas serão transmitidas de forma online e o festival também contará com uma programação, ao vivo, através de bate-papo com importantes mulheres que buscam ressignificar a ausência e fomentar a presença feminina no mercado musical como um todo e, principalmente, no recorte da cena musical itabirana.
As gravações das apresentações serão cedidas às cantautoras e cantoras selecionadas, como estímulo à produção musical e ao impulsionamento de suas carreiras artísticas.
Ainda na programação, que será dividida em dois dias ao todo, o FICCA terá dois pocket-shows de artistas itabiranas engajadas no fazer musical, as cantautoras Ana Couttinho e Maíra Baldaia.
INSCRIÇÕES
As inscrições para participar do FICCA – Festival Itabirano de Cantautoras e Cantoras são gratuitas e serão recebidas até às 23:59 horas do dia 14 de dezembro de 2021. Você pode se inscrever clicando aqui.
O FICCA chega para difundir a musicalidade de mulheres para o público de Itabira e incentivar a prática para as mulheres da cidade, além de estimulá-las através de visibilidade e recursos financeiros. Poderão participar do FICCA, cantautoras e cantoras itabiranas e/ou residentes na terra de Drummond.
As quatro artistas selecionadas receberão cachê e terão a produção musical das apresentações artísticas gravadas e transmitidas no festival. Posteriormente, o FICCA oferecerá às artistas o conteúdo como ferramenta para suas carreiras.
O SONHO DO FICCA
O FICCA – Festival Itabirano de Cantautoras e Cantoras é idealizado por Maíra Baldaia, uma das artistas itabiranas que se destacam no cenário da música atual, tanto no âmbito regional quanto nacional. Baldaia começou sua carreira ainda aos 4 anos em Itabira, participando do CD do compositor itabirano Tony Primo, além disso participou de bandas de música e grupos de teatro na cidade.
Foi em Itabira que ela começou seus estudos artísticos e também na área de produção e comunicação, com destaque para o trabalho realizado a vários anos com o Projeto Meninos de Minas e em 5 edições da Pedra Que Brilha – Mostra de Cinema de Itabira. Desde 2006 vivia na ponte BH-Itabira para estudar e se desenvolver profissionalmente, trilhando caminhos em ambas cidades, tendo voltado a residir em Itabira no início de 2020 e agora almeja devolver para a cidade, com o FICCA, um pouco da trajetória que a cidade a ajudou a construir.
TRANSMISSÕES VIRTUAIS, VIA YOUTUBE
Dia 22 de dezembro – Quarta-feira – 19:00
- Abertura: Pocket-Show Maíra Baldaia.
- Apresentação de 1 Single de uma cantautora selecionada
- Apresentação de 1 Single de uma cantora selecionada
- Bate-papo: Criando e ressignificando: A composição feminina e a atuação de mulheres no mercado musical: Flávia Ellen – representante do Coletivo Mulheres Criando, Deh Muss – representante do Sonora – Festival Internacional de Compositoras e Elisa de Sena – representante do Coletivo Negras Autoras. Mediação: Maíra Baldaia
Dia 23 de dezembro – Quinta-feira – 19:00
- Abertura: Pocket-Show com Ana Couttinho
- Apresentação de 1 Single de uma cantautora selecionada
- Apresentação de 1 Single de uma cantora selecionada
- Bate-papo: Entendendo a cena Itabirana: Onde estão as cantautoras e cantoras de Itabira?
Rosa Márcia e Miss Garandi – cantoras Itabiranas e Natalia Lacerda – Gestora Pública. Mediação: Maíra Baldaia
SERVIÇO
O FICCA – Festival Itabirano de Cantautoras e Cantoras será realizado e exibido virtualmente com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Lei Federal nº 14.017/2020 e Decreto Municipal nº 1.353/2021, através da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Prefeitura Municipal de Itabira.
FACEBOOK: @ficca.festivalitabirano
INSTAGRAM: @ficca.festival
CONTATOS: [email protected]