PEÇA SUA MUSICA

Health Innovation Day: “inovação na saúde se torna qualidade de vida”, diz secretário de Desenvolvimento Econômico

Realizado na última quarta-feira (17), no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), o Health Innovation Day 2024 discutiu a inovação na saúde, além de demonstrar como o setor pode contribuir para o processo de diversificação da economia de Itabira. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Oliveira Rocha, a tecnologia e novas práticas para esse segmento representam tanto a melhora na qualidade de vida quanto geração de emprego e renda.

“A diversificação econômica da saúde é um dos eixos do Itabira Sustentável. Quando você fala de saúde não é só do valor aplicado à ela e da geração de empregos, mas também do turismo hospitalar, que são as pessoas que vêm para a cidade e gastam recursos aqui, da educação — de trazermos a Unifei, Funcesi fazer pesquisas voltadas para a área —, e da agricultura, com a medicina fitoterápica, ocupacional”, afirmou.

Atualmente, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) é o segundo maior empregador privado do município — com mais de 1.200 colaboradores diretos. O sistema de saúde da cidade ainda conta com o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), diversas clínicas particulares e outros empreendimento ligados ao setor, que atendem à região do Médio Piracicaba.

“Então vemos que a saúde não é nem um futuro [para a diversificação econômica], já é uma realidade em Itabira. Ela está se desenvolvendo naturalmente. Então o projeto que a gente acredita é de fomentar esse eixo da saúde, o que começamos com o apoio à Funcesi, com auxílio da [mineradora] Vale, para trazer o curso de Medicina, justamente para poder agregar e potencializar um talento natural da cidade, principalmente agora que o município se tornou macrorregional complementar de Saúde”, completou Vinicius Oliveira Rocha.

O secretário de Desenvolvimento Econômico também comentou sobre a importância da tecnologia e da inovação para potencializar o setor de saúde. “Em relação à inovação, a tecnologia aumenta a produtividade e o ganho competitivo, que se traduz em lucros, geração e otimização de empregos e criação de novas oportunidades. A inovação na saúde também tem um viés que é a melhora a qualidade de vida de todas as pessoas, principalmente para aquelas que precisam da rede pública”, avalia.

“Então, a inovação na saúde deixa de ser somente um viés econômico para se tornar um viés de qualidade de vida da cidade — e é um viés que a gente acredita e aposta muito”, finaliza Vinicius Oliveira Rocha.

O Health Innovation Day 2024 foi promovido pelo Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) em parceria com a Prefeitura de Itabira e o Sebrae-MG.

Banner-Basis-Tech