Mais de 1,3 mil cidades entram em alerta para frio de até -10°C no Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta terça-feira (23/6) um aviso de perigo potencial, representado pelo alerta amarelo, devido a uma queda acentuada nas temperaturas. A medida abrange um total de 1.396 cidades espalhadas por dez estados brasileiros, onde se espera um declínio térmico de 3°C a 5°C, gerando um risco moderado ou leve à saúde da população.
Essa forte massa de ar polar avança pelo território nacional e afeta diretamente todos os estados da Região Sul, que são Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de se estender por grande parte do Sudeste, atingindo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O frio também avança pelo Centro-Oeste, derrubando as temperaturas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, e chega até mesmo à Região Norte, influenciando o clima no estado de Rondônia.
Embora o alerta amarelo seja o foco inicial do órgão oficial para essa grande faixa do mapa, estimativas de especialistas da Meteored indicam que os estados da Região Sul devem sofrer o impacto mais rigoroso do fenômeno. Nas áreas serranas gaúchas e catarinenses, os termômetros têm potencial para atingir marcas extremas de até 10 graus Celsius negativos (-10°C). A partir do início da manhã de quarta-feira (24/6), as regiões de serra no Sul já devem enfrentar a formação de geada, que inicialmente também está sob classificação amarela.
No entanto, o Inmet prevê que determinados municípios sofram uma elevação do nível de atenção para o alerta laranja de perigo ao longo da semana, indicando a possibilidade

