PREFEITO, VICE E VEREADORES TOMAM POSSE EM SESSÃO SOLENE NA FUNDAÇÃO CULTURAL
Marco Antônio Lage (PSB) e Marco Antônio Gomes (PRD) tomaram posse nesta quarta-feira (1), no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), para o segundo mandato como prefeito e vice-prefeito de Itabira. A cerimônia também concedeu posse aos 17 vereadores do município e elegeu Carlos Henrique Silva Filho (PRD) como o novo presidente do Legislativo itabirano para 2025 e 2026.
Durante pouco mais de 30 minutos Marco Lage fez um efusivo discurso, falando sobre os objetivos da nova gestão, as metas do mandato 2025/2028 e os desafios para a superação da dependência econômica da mineração no município. Entre duras cobranças à Vale e frases “conciliadoras”, o prefeito eleito para o segundo mandato afirmou que irá exigir que a mineradora arque com a compensação da exploração minerária: Em suas falas, Marco Lage afirmou ser necessário que a empresa e seus dirigentes revejam a forma de relacionamento com Itabira, para que a Vale se despeça “deixando uma cidade digna e viva”.
“Este pó preto saiu das entranhas das nossas montanhas, deste território, para ajudar a industrialização de Minas Gerais, São Paulo, do Brasil inteiro, do Japão, da Alemanha, tantos outros países da Europa e agora da China. Nosso território merece respeito e vamos exigir que Itabira receba a compensação por tudo que deu ao Vale e ao Brasil. Não deixaremos que brumas de minério camuflem a verdade de que a Vale dependeu de nós para nascer e crescer, e nós dependemos da consciência dos seus dirigentes agora para se despedir, deixando aqui uma cidade sustentável, digna e viva”.
Fonte: DeFato