PEÇA SUA MUSICA

Quaresma e campanha da fraternidade

O Tempo da Quaresma é um momento oportuno para vivermos a conversão exigida por Jesus: “Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1, 15)”. A Penitência do Tempo Quaresmal não deve ser apenas interna e individual, mas, também, externa e social. A prática da penitência, deve ser de acordo com as possibilidades de nosso tempo, as realidades de cada região e as condições dos fiéis” (SC, n, 110 – Sacrosanctum Concilium).

Quaresma são quarenta dias de caminhada para a prática de atitudes cristãs, conversão e reconciliação. São dias em que somos chamados ao recolhimento, pois Cristo nos convida a mudar de vida praticando boas obras. É o Tempo especial, dentro da liturgia, onde nos preparamos para viver bem a Semana Santa.

Para vivermos plenamente a Quaresma, é importante que cada cristão medite sobre o jejum, a oração e a esmola, pois é uma oportunidade única, no ano, de conversão autêntica. O jejum sem oração não alcança o Senhor. Precisamos jejuarmos, preenchendo nossa vida de oração constante durante a Quaresma. E a caridade e a esmola, são gestos concretos do nosso amor ao Senhor.

A Quaresma é um tempo propício para renunciarmos aos nossos próprios interesses e abraçar a cruz de Cristo, tornando-nos um discípulo d’Ele. Para ganharmos a vida, é necessário alcançar a eternidade e persistir nos caminhos do Senhor.

No início do Tempo Quaresmal celebramos a Quarta-feira de Cinzas. As cinzas que recebemos, são um sinal de humildade. Recordam ao cristão a sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gn 2,7)“até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19). As cinzas não são um símbolo de tristeza, mas transmitem uma mensagem fundamental da nossa fé cristã: do pó viemos, ao pó voltaremos.

A Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma. Ela não esgota a Quaresma. Dá-lhe, porém, o tom, mostrando, a partir de uma situação bem especifica, o que o pecado pode fazer quando não o enfrentarmos. Por isso, a cada ano, recebemos um convite para viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social (CF 202: Texto-Base, Apresentação).

Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social”. O tema nos ajuda a recordar que somos convidados a transformar a divisão em fraternidade, substituindo a indiferença e o ódio pela amizade social. O lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8) traz a presença da Palavra de Deus iluminando a realidade desafiadora em que vivemos. Tudo isso nos levará a vivenciar a fraternidade e a amizade social.

A Campanha da Fraternidade, deste ano, tem como objetivo geral: despertar-nos para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos. Ela nos mostra que é necessário abandonar os preconceitos, as atitudes de eliminar e ignorar os outros e reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite a palavras (FT, n.6).

Somos desafiados a “Ser ainda mais uma igreja que escuta o Espírito por meio da Palavra e caminhar juntos, na cultura do encontro, na vivência da oração, da compaixão e da caridade”.

A amizade é um Dom de Deus, um fenômeno universal, um caminho de humanização e de renovação das relações fraternas.

Padre Hideraldo Verissimo Vieira é pároco na Paróquia São João Batista – João XXIII, em Itabira, e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Ensino Religioso pela PUC Minas.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da Caraça FM.

Banner-Basis-Tech