VALIA DEFINE VALOR DO SUPERÁVIT 2025 PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS EM ITABIRA

Os aposentados e pensionistas do plano Benefício Definido (BD) da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social (Valia) aguardam com expectativa a reunião extraordinária do conselho da instituição de aposentadoria supletiva, agendada para esta sexta-feira (21).
O pagamento desse superávit irá incluir, pela primeira vez, os assistidos pelo plano Beneficio Proporcional (BP) Vale Mais, uma antiga e justa reivindicação que será agora atendida.
Na reunião, o conselho vai deliberar sobre o pagamento do superávit. A decisão pode elevar o benefício de 1,2 para 4,2 abonos, conforme aprovação recente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) — e é reivindicado por sindicatos e associações representativa.
Essa vitória reflete anos de mobilização e diálogo promovidos por sindicatos e associações de aposentados, como o Sindicato Metabase de Itabira e Região.
Segundo André Viana Madeira, presidente do Metabase e representante dos trabalhadores de todo o País no Conselho de Administração (CA) da Vale, a mudança foi possibilitada pela deliberação da Previc que reduziu a reserva obrigatória do plano de 48 para 36 meses. “Essa alteração coroou nossas reivindicações e abre caminho para o pagamento integral já no contracheque de março, no dia 28”, destaca o sindicalista.
Desde 2007, a Valia distribuiu mais de R$ 7 bilhões em superávits aos assistidos do plano BD. Entretanto, até então, o pagamento beneficiava exclusivamente aposentados e pensionistas desse plano. A mudança, que contou com intensa articulação das entidades sindicais, possibilitou também a inclusão, pela primeira vez, dos participantes do plano BP/Vale Mais.