PF prende secretária sancionada pelos EUA por suspeita de ligação com PCC; empresário está foragido
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (3), a Operação Exchange para desarticular uma organização criminosa suspeita de lavar dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas. Ao todo, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão temporária em quatro cidades do estado de São Paulo.
Os principais alvos da operação são o empresário Victor Henrique de Oliveira Shimada e a secretária dele, Stella Stefanie Nunes Henrique de Oliveira. Ambos foram sancionados pelos Estados Unidos por suposto envolvimento com o PCC. Stella foi presa durante a operação, enquanto Shimada é considerado foragido.
Segundo a investigação, o grupo utilizava um esquema estruturado para ocultar a origem dos recursos ilícitos. O dinheiro era movimentado por meio de transferências ilegais de criptoativos, transporte de grandes quantias em espécie, operações bancárias de alto valor e repasses entre pessoas físicas e jurídicas. A análise preliminar da PF aponta que o esquema movimentou mais de R$ 10 bilhões.
Conforme a PF, mais de 50 policiais federais participam da operação, que ocorre nas cidades de São Paulo, Santos, Praia Grande e Santana de Parnaíba. Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo. A Justiça também determinou o bloqueio de bens, valores e criptoativos dos investigados, até o limite de R$ 10,4 bilhões.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração do esquema. De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos poderão responder por associação criminosa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e outros crimes que venham a ser identificados durante o andamento do inquérito.
Entenda o caso
O governo dos Estados Unidos anunciou sanções contra dois brasileiros, três empresas sediadas em São Paulo e uma empresa portuguesa por suspeita de integrarem um esquema de lavagem de dinheiro para o PCC.
A gestão de Donald Trump afirmou que o PCC “é a maior organização criminosa transnacional do hemisfério ocidental”, termo usado pela Casa Branca para se referir a todo o continente americano. Tanto o PCC quanto o CV (Comando Vermelho) já haviam sido designados como organizações terroristas pelo governo americano no fim de maio.
As sanções foram adotadas com base em duas ordens executivas: a 14059, voltada ao combate à produção e proliferação de drogas, e a 13224, que autoriza sanções contra pessoas ou organizações consideradas terroristas e seus apoiadores.
Ainda de acordo com a investigação, integrantes do PCC atuavam nos Estados Unidos, especialmente na Flórida, para lavar dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas e financiar outras atividades criminosas.
Em janeiro deste ano, o FBI prendeu seis integrantes da célula da organização baseada na região, que foram posteriormente denunciados por lavagem de dinheiro perante a Justiça Federal americana. (Com informações da Folhapress)

